Vela de ignição em bom estado contribui para o pleno funcionamento do motor

Escrito por: -

Mecanico velas NGK

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, recentemente, um estudo que aponta o nível de gases nocivos emitidos pelos veículos. Fundamental para garantir o consumo regular de combustível do automóvel e atuar na redução da emissão de poluentes, as velas de ignição devem receber atenção redobrada. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, orienta sobre a importância da manutenção preventiva das velas de ignição.

“A vela de ignição com vida útil ultrapassada ou uma peça com qualidade inferior não permite que a ignição aconteça de maneira correta, ocasionando o excesso de consumo de combustível, o aumento na emissão de poluentes e até a perda do rendimento do motor. A melhor maneira do consumidor evitar problemas e gastos inesperados é realizar a revisão preventiva”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Antes do check-up, o motorista deve consultar o manual do fabricante, que especifica o tipo de vela de acordo com o modelo do veículo ou a Tabela de Aplicação da NGK. A empresa recomenda a verificação das peças a cada 10 mil quilômetros, ou um ano, para carros movidos a gasolina, álcool e GNV (Gás Natural Veicular), e 3 mil quilômetros, ou seis meses, para motocicletas.

A procedência do combustível e as condições de utilização do carro também são fatores fundamentais na durabilidade das peças. “É importante o motorista manter uma direção segura e abastecer em postos de qualidade reconhecida. Outra dica é sempre procurar centros automotivos confiáveis e no caso de troca da peça exigir a nota fiscal”, recomenda Namie.

A vela de ignição tem a função de conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Com vida útil ultrapassada, a peça também pode ocasionar o funcionamento irregular do motor, dificuldades na partida e comprometimento dos cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.

Em caso de dúvidas a NGK possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, 0800 197 112 (ligação gratuita).

Fonte: Printer Press

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!